Portas Abertas

01-05-2011 23:12

TEXTO: Êxodo 14.5-9.

TEMA: Porta Aberta.

 

INTRODUÇÃO: Jesus diz: “Olha, eu sou a porta”. (João 10.9). Isso pode parecer um pouco restritivo, mas na verdade é radicalmente inclusivo porque a porta está aberta. Todos e qualquer um podem vir.

 

No mundo onde vivemos hoje, onde estamos, as situações que passam a nossa vida, às vezes estamos sem saber o que fazer, logo quando estamos próximos à vinda do Senhor, em uma situação ou outra, estamos encurralados sem saídas. Quantos hoje vivem em uma situação que não há mais saídas? Tomamos exemplo o povo de Israel, que logo tinha sido liberto do Egito em caminho a terra prometida. Segundo alguns historiadores do antigo Testamento falam em mais de 3 milhões, que saíram do Egito. Depois de derrotar os deuses do Egito, Deus com Moisés, e as pragas desafiaram seus deuses. Deus queria mostrar ao seu povo e a faraó quem era o Deus dos deuses:

1. As águas tornaram em sangue, a vida do Egito era o rio Nilo, Deus envergonha o deus OSÍRIS protetor do Nilo.

2. Praga das rãs – a rã era considerada imunda, tinha uma deusa chamada HEKA, e a imundície espalhou pelo Egito.

3. Praga dos Piolhos – os sacerdotes egípcios eram rigorosamente examinados, porque não podiam ser possuidores de um sequer piolho, o deus GEB , ou Seti nada pôde fazer.

4. A Praga das moscas, aos egípcios moscas deixavam inquietos, Deus envergonhou o deus Rá ou Belzebu, que protegia as pessoas dos insetos.

5. A Praga atingiu uma Peste nos animais, morreram muitos, envergonhou Apís – cabeça de vaca, deusa da fertilidade.

6. Praga das Ulceras - Tifom era o deus que repelia, e não pôde livrar os egípcios; outra vez Deus fazendo valer seu poder.

7. Chuva de pedras – As lavouras foram devastadas, e os egípcios perderam a plantação, a deusa Serápis, ou Nut deusa do céu não pôde fazer nada.

8. Praga dos Gafanhotos - as árvores frutíferas foram devastadas, e siris deusa da colheita e fertilidade não pôde fazer nada.

9. Trevas - As pessoas chegavam a trombar umas nas outras, e o deus Urus protetor do Sol, e rá deus da luz nada puderam fazer.

10. Morte dos primogênitos, foi a vergonha total de todos o deuses egípcios. Mesmo depois destes sinais, ISRAEL FICOU AINDA SEM SAÍDA. E VOCÊ ESTÁ SEM SAÍDA AGORA ??? (no Casamento, no lar, no serviço, no emprego, em decisões, financeiramente).

Eu sou a porta”. Existem 825 passagens bíblicas relacionadas à porta. E cada uma delas tem uma especificação: Desde porta do coração (alerta de Deus a Caim), porta da arca; em Gn 19.6, temos o ensino de que Ló fechou bem a porta de sua casa, mas infelizmente já de forma tardia, pois os homens de Sodoma tinham vindo à sua casa para ridicularizá-lo. Em seguida, os anjos de Deus precisam cegar a todos para que não achassem a porta, e só assim evitaram um escândalo enorme na casa de quem deveria estar glorificando a Deus. Quantas vezes ainda hoje, os anjos de Deus precisam estar cegando você para que não faça mais uma bobagem em sua vida?

“Então Jesus afirmou de novo: "Digo-lhes a verdade: Eu sou a porta das ovelhas. 8 Todos os que vieram antes de mim eram ladrões e assaltantes, mas as ovelhas não os ouviram. 9 Eu sou a porta; quem entra por mim será salvo. Entrará e sairá, e encontrará pastagem. 10 O ladrão vem apenas para roubar, matar e destruir; eu vim para que tenham vida, e a tenham plenamente. 11 "Eu sou o bom pastor. O bom pastor dá a sua vida pelas ovelhas.”. (João 10.7-11).

Todos precisam de uma porta para se fazer a entrada. Mas nem todos saem por ela.

Revendo o texto de (Gênesis 5), vemos que:

ü      Noé construiu uma enorme embarcação e não deixou brechas. Só construiu uma porta. Por ela todos entraram, e Deus a fechou por fora. Quanta sabedoria!

ü      Todos com Noé entraram em pares na arca. Na arca havia um par ou um casal de cada animal, ave, réptil, todos os seres viventes. Mas havia quatro casais de seres humanos. Apenas oito pessoas entraram pela porta da arca e foram salvas.

Por toda a Bíblia vemos pessoas abrindo e fechando portas. Portas de bênção e portas de maldição. Temos que Abraão, abriu as portas de sua casa para Deus, e Deus o convidou a fazer uma viagem pelo mundo, até então desconhecido, mas gozando da companhia do Criador. Que convite maravilhoso. Nesse convite Deus mesmo lhe disse: Em ti serão benditas todas as famílias da terra.

Ló abriu as portas de sua casa para Sodoma, entrou pela porta de uma caverna e teve um fim triste e trágico. Gerou uma raça de confusão e brigas que até hoje gera transtornos no Oriente médio.

José, passou por várias portas em sua vida: a porta de sua própria casa era de tristeza, agonia, muita angústia e dor. José morava em um lar sem harmonia e com muitas brigas. O seu quarto não tinha portas, somente o portal. Não havia lugar para intimidades, nem para crescimento. Até mesmo os poços que apareceram na vida de José pareciam não ter tampas, nem fundo. Mesmo assim José venceu os portais e os poços de sua vida.

Mas também temos o exemplo de vários outros que passaram suas vidas fechando portas ou entrando por portas erradas. Se deram mal.

Esta noite, o Senhor está te fazendo um convite:

"Estas são as palavras daquele que é santo e verdadeiro, que tem a chave de Davi. O que ele abre ninguém pode fechar, e o que ele fecha ninguém pode abrir. 8 Conheço as suas obras. Eis que coloquei diante de você uma porta aberta que ninguém pode fechar. Eis que estou à porta e bato. Se alguém ouvir a minha voz e abrir a porta, entrarei e cearei com ele, e ele comigo. (Apocalipse. 3. 7-8,20).

“Depois dessas coisas olhei, e diante de mim estava uma porta aberta no céu. A voz que eu tinha ouvido no princípio, falando comigo como trombeta, disse: "Suba para cá, e lhe mostrarei o que deve acontecer depois dessas coisas". (Apocalipse 4.1)

Em Apocalipse 4 Deus nos acalenta e nos adverte: Não se desespere: quando tudo parecer perdido na terra, a porta dos céus jamais se fechará. Deus não desiste de você. Por mais que tudo pareça perdido, muito difícil e até mesmo humanamente impossível, para Deus não há nada impossível.

Deus não apenas deixou uma porta aberta, mas Ele está lá, sentado em seu trono, governando e falando com você. O que fazer quando não há saídas?

 

1. Vencer o Medo e o Desespero (Êxodo 14. 10). O Medo é algo inevitável na nossa vida. O inimigo utiliza dessas armas (psicológicas) contra a nossa vida. Quando ele vem, ele vem com todo o seu arsenal, seu armamento bélico possível (estratégias), nos intimidando fazendo eu e você sentirmos medo e ficarmos em desespero. Mas Deus não te abandonou. Ele está contigo.

2 – Ter confiança e certeza no momento da dúvida (Êxodo 14.8-11). O Povo de Israel conhecia seu Deus. Deus tinha tirado com mão forte o Seu povo do Egito. Deus operou grandes sinais: as dez pragas. Eles esperaram 400 anos para a libertação da opressão. Eles estavam sendo perseguidos, clamaram ao Senhor (Sl 50.15) que os livrou. Mas começaram a duvidar de Deus pelo meio do caminho! Quantos têm duvidado dos sinais claros de Deus na sua vida e que Deus não vai fazer nada? Enquanto o povo murmurava e duvidava, Moisés sabia e tinha confiança no Senhor dos Exércitos. Ele sabia que Deus faria algo. Foi Deus quem determinou que ele ficasse e acampasse ali. Deus teria seus propósitos específicos naquele lugar na vida do povo de Israel. Deus tem os seus métodos e meios.

3 – Crer nas promessas de Deus mesmo quando as coisas não estão dando certo. (Êxodo 14. 14-15). Deus estava lá para livrá-los, como também está aqui para receber sua vida e te dar a sua vitória. Naquela situação era impossível. Mas a Deus tudo é possível. Deus move tudo, para você, no final, saber que ele é Deus. AQUIETAI-VOS, operando Ele quem impedirá? Faça como Moisés. Tendo crido, agiu como Deus queria e depois cantou o cântico de Vitória. Mas antes, com coragem, bravura e fé em Deus, enfrentou o Mar Vermelho, abrindo-lhe uma porta nas águas e depois um caminho a seguir.

 

 

Conclusão: Ele é o mesmo ontem, hoje e Eternamente e dá a saída para a solução daquilo que é impossível. Declarou Jesus: “Eu sou a porta; quem entra por mim será salvo. Entrará e sairá, e encontrará pastagem”. (João 10.9).

I. B. Brooklin – Culto Vespertino – 14.09.2008 – Pr. Carlos Jones B. Schildt