BATALHANDO PELA FÉ

15-03-2011 00:15

 

 

“Amados, enquanto eu empregava toda a diligência para escrever-vos acerca da salvação que nos é comum, senti a necessidade de vos escrever, exortando-vos a pelejar pela fé que de uma vez para sempre foi entregue aos santos.” JUDAS V. 3

 

 

 

 

INTRODUÇÃO

 

Se existe um versículo que pode ser considerado como texto áureo em qualquer matéria de cunho apologético, este versículo é sem dúvida o verso três do livro de Judas. 

Este verso é uma pequena síntese que mostra de forma inequivocável o grande propósito para o qual foi escrita a maioria das epístolas neotestamentaria.

Judas começa relatando seu desejo de compartilhar a fé cristã com seus leitores as bênçãos comuns do evangelho. Todavia diante de tanta heresia, sentiu a urgente necessidade de alertar a comunidade de cristãos sobre os falsos ensinamentos que estavam encontrando guarida no seio da novel igreja. 

O texto deixa explícito quatro princípios básicos usado em apologia a saber:

 

 

1.      Existe uma fé que uma vez por todas foi entregue aos santos;

2.      Esta fé é digna que batalhemos por ela;

3.      Esta fé está sendo constantemente ameaçada por elementos de dentro da igreja;

4.      Todo crente genuíno deve batalhar por essa fé.

 

 

1º - Existe uma fé que uma vez por todas foi entregue aos santos.

 

Fé e Doutrina - É bom salientarmos que a palavra fé utilizada neste verso não é no sentido de confiança. Antes, porém ela foi utilizada denotando o conjunto de verdades em que cremos a respeito de Deus, salvação, céu, igreja etc... é o que chamamos de “doutrina”. Todavia queremos ressaltar que cristianismo não é a mera crença num conjunto de idéias a respeito da salvação e de Deus. Antes, porém, é um íntimo relacionamento com o filho de Deus – Jesus Cristo. Ninguém será salvo por somente acreditar em um conjunto de idéias formuladas e sistematizadas. Por outro lado, não devemos ignorar que a rejeição a estas verdades centrais da fé cristã possa levar o cristão a incorrer em graves erros em sua vida gerando muitas vezes heresias. Se tais verdades forem corrompidas e distorcidas não será apenas idéias erradas mas mal aplicadas, pois a vida íntima da fé não é independente das afirmações doutrinárias da fé. Quando as doutrinas estão corrompidas o coração se encontra da mesma maneira. Existe um corpo de doutrinas que tem de ser preservado.

Única e Ultima – A declaração de Judas de que ela foi entregue “uma vez para sempre foi entregue aos santos” , mostra  que a fé não foi inventada pela igreja, mas revelada por Deus aos apóstolos e propagada a partir destes; e em seguida ensinada às igrejas. O versículo ainda mostra nitidamente que essa fé doutrinária não é passível de alterações, acréscimos ou cortes. É a única e última revelação de Deus aos homens. É claro que a revelação de Deus veio de modo progressivo através do VT, mas no NT diz que o Filho de Deus tem a palavra final [Hebreus 1:1] e que esta palavra (doutrina), foi transmitida integralmente aos santos [Atos 20:26].

Hoje estamos a dois mil anos depois que esta fé foi entregue à igreja  e estamos cercados por milhares de seitas que reivindicam ter uma nova palavra de revelação que completa a Palavra de Deus para a humanidade.

- Maomé, ofereceu aos seus seguidores o Alcorão e se intitula o último profeta;

- Joseph Smith, o Livro de Mórmon e se intitula como o profeta dos últimos dias;

- Alan Kardec, o Livro dos Espíritos, o Evangelho Segundo o Espiritismo;

- Sun Moon, o Princípio Divino e diz ter a missão de terminar a obra que supostamente foi deixada incompleta por Jesus.

É fácil você encontrar centenas de pessoas que diz ter tido novas revelações, doutrinas e mensagens em substituição à Bíblia sagrada ou como acréscimo a ela. Mas observe que Judas não dá margem para novas revelações, muito pelo contrário, diz que ela foi entregue “uma vez para sempre”. Sendo assim, o conteúdo doutrinário de nossa fé está completo. Qualquer pessoa que reivindicar ter uma nova revelação da parte de Deus para acrescenta-la a fé cristã está insurgindo-se contra a Palavra de Deus [I Corintios 4:6].

A igreja do terceiro e quarto século reconheceu que Deus falou “uma vez por todas” nesses escritos. O cânon foi concluído com a morte do último apóstolo, desde então todas as reivindicações a respeito da verdade têm de ser avaliadas pelo padrão da fé que “uma vez por todas foi entregue aos santos”

Existe uma fé apostólica existe um corpo de doutrinas que sustentam uma à outra, chamado “´fe”. Não devemos acrescentar ou retirar nada desse corpo de doutrinas.                       

 

 

2º - Esta fé é digna que batalhemos por ela.

 

Lemos em Romanos 14 que um crente não deve julgar o outro por coisas de somenos importância doutrinária. É verdade que existe dentro do universo cristão práticas com aplicações secundárias dessas doutrinas; e por causa dessas aplicações não devemos contender uns com os outros. No entanto, existe uma verdade central digna de que batalhemos e até morremos por ela se for preciso.

Hoje em dia está em voga o relativismo religioso que diz que o que importa mesmo é a ótica de cada um. Esta filosofia está enganando a muitos em nossos dias. Mas não foi sempre assim. A fé que hoje nutrimos foi preservada para nós à custa do sangue de centenas de mártires da fé cristã. Dos apóstolos aos reformadores. O sangue dos mártires é um poderoso testemunho de que essa fé é digna de batalharmos por ela.

Precisamos obter um sentimento completamente novo da preciosidade da doutrina bíblica. Como igreja, precisamos conhecer a profundidade, a beleza e o valor da verdade doutrinária.

 

3º - Esta fé está sendo constantemente ameaçada por elementos de dentro da igreja.

 

John F. MacArthur Jr estava certo ao dizer: “Se existe algo que a história nos ensina, este ensino é que os ataques mais devastadores desfechados contra a fé sempre começaram com erros sutis surgidos dentro da própria igreja.”

 

Os piores inimigos da fé cristã são aqueles que se dizem cristãos e não se apegam à fé cristã bíblica. Em sua epístola, Judas apresenta no versículo 4 a razão por que a igreja precisava aprender a batalhar pela fé ao invés (naquele contexto) falar sobre a “salvação comum”. Alertando os crentes diz:

 

“Porque se introduziram furtivamente certos homens, que já desde há muito estavam destinados para este juízo, homens ímpios, que convertem em dissolução a graça de nosso Deus, e negam o nosso único Soberano e Senhor, Jesus Cristo.”

 

Assim, a ameaça da fé está vindo de indivíduos que agora se encontram no meio da igreja. Os lobos que pervertem a fé cristã [Atos 2029,30], são pessoas influentes dentro da própria igreja; são líderes, pastores, missionários, professores, teólogos, mestres etc...

Paulo profetizou e Judas viu este vaticínio cumprido em seus dias[v.17,18].

O NT ensina com muita clareza que a fé será, por repetidas vezes, ameaçada por pessoas de dentro da igreja.

 

 

4º - Todo crente genuíno deve batalhar por essa fé.

 

A carta de Judas não foi escrita para pastores ou teólogos, mas foi escrita para todos os santos. Por conseguinte, o dever de batalhar pela fé não pertence exclusivamente aos pastores ou doutores, não, batalhar pela fé é um dever de todo o crente salvo em Jesus Cristo. Entretanto, para batalharmos bem teremos que nos preparar bem e o próprio escritor nos dá as diretrizes.

 

a)          Edificando a fé = Devemos perscrutar as sagradas escrituras de maneira incansável. Jesus disse: “Porventura não errais vós em razão de não conhecerdes as Escrituras nem o poder de Deus?” Marcos 12:24

Estudem! Meditem! Edifiquem! Cresçam! Deus lamenta através das palavras do profeta Oséias, dizendo: “O meu povo está sendo destruído, porque lhe falta o conhecimento.” Oséias 6:4

A melhor defesa da fé é conhecer a própria fé que professamos.

      b)  Orando no Espírito Santo = Devemos ter em mente que a batalha da fé envolve muito mais que mero esforço intelectual. É mais que isto precisamos alargar nossa visão e enxergar não somente as suas conseqüências, mas a verdadeira causa do desvio doutrinário. Notemos que as Sagradas Escrituras assevera dizendo que nossa batalha é espiritual, “pois não é contra carne e sangue que temos que lutar, mas sim contra os principados, contra as potestades, conta os príncipes do mundo destas trevas, contra as hostes espirituais da iniqüidade nas regiões celestes.” Efésios 6:12

As falsas doutrinas e heresias sempre partem do coração humano pois é lá que se encontra o depósito de todo este tipo de males [Marcos 7:20-23].

A heresia é obra da carne [Gálatas 5:20]; de procedência demoníaca [I Timóteo 4:1].

Portanto urge rememorar que a oração é parte indispensável para um hábil apologista como também para qualquer crente a fim de que possamos batalhar.

 

No que se refere à batalha propriamente dita, Judas instruiu:

 

“E apiedai-vos de alguns que estão na dúvida,e salvai-os, arrebatando-os do fogo; e de outros tende misericórdia com temor, abominação até a túnica manchada pela carne.” (v. 22,23)

 

Pelo menos duas coisas são evidentes nessa instrução:

 

1) batalhar às vezes envolve um esforço intelectual para que seja mudada a maneira de pensar da outra pessoa;

2) batalhar às vezes envolve repreensão moral.

 

Na realidade, essas coisas andam juntas: um esforço para mudar a maneira de pensar e um empenho para mudar a moralidade.

Batalhar pela fé nunca é simplesmente um esforço acadêmico, assim como nunca é apenas um exercício mental; visto que a fonte de todas as falsas doutrinas é o orgulho do coração humano e não a fraqueza de sua mente.

Essa é a razão por que Judas nos exorta a crescer na fé orando e permanecendo no amor de Deus, antes de batalharmos pela fé. Viver a fé é o melhor argumento que os crentes possuem em favor da fé. Daí a sugestão imperativa de Pedro: “antes santificai em vossos corações a Cristo como Senhor; e estai sempre preparados para responder com mansidão e temor a todo aquele que vos pedir a razão da esperança que há em vós” I Pedro 3:15

“A maneira como você luta é tão importante quanto o conteúdo de seus argumentos. Você pode vencer com sua lógica e perder com a vida.”